"Ensibriga: 17 anos a formar competências profissionais ..."

A Ensibriga

A ENSIBRIGA - Educação e Formação, Lda., criada em 1999, sediada em Bragança, é uma entidade especialmente vocacionada para a área do ensino e da formação profissional, certificada pela DGERT-Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, enquanto entidade formadora com o número 3403. Certificações DGERT atualizadas nº 0900 e 1210 em 2014.

Tem como objeto social promover o ensino e a formação, bem como o exercício de quaisquer outras atividades de natureza cultural, nos termos em que legalmente estiverem autorizadas.

Tem oferta formativa em dezasseis áreas da CNAEF- Classificação Nacional de Áreas da Educação e Formação: 010- Programas de base, 146- Formação de professores e formadores em áreas tecnológicas, 213- Audiovisuais e produção dos media, 341-Comércio, 342 Marketing e publicidade, 344- Contabilidade e fiscalidade, 345 - Gestão e Administração, 346 Secretariado e trabalho administrativo, 347- Enquadramento na organização/empresa, 380- Direito, 481- Ciências Informáticas, 482 Informática na ótica do utilizador, 729- Saúde-programas não classificados, 762- Trabalho Social e orientação, 812- Turismo e lazer, 862- Segurança e higiene no trabalho.

A ESCOLA PROFISSIONAL da ENSIBRIGA, aprovada pela DGESTE em 17 de Março de 2016, Código DGEEC nº 402728, permite ministrar cursos de ensino profissional integrado na Rede de Oferta Formativa do Concelho de Bragança, NUT III- CIM-TT. Cursos aprovados: Animador Sociocultural, Técnico Auxiliar de Saúde, Técnico de Higiene, Segurança no Trabalho e Ambiente. Com base neste estatuto é sócia efetiva da ANESPO- Associação de Escolas Profissionais.

Encontra-se certificada pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), Certificação nº 201005005, para promover diversas tipologias de ações na área da Segurança e Higiene do Trabalho, Nível 6 QNQ, entre elas Formação Inicial para TSST-Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho; formação contínua para TSST; formação de atualização científica e técnica para TSST. Pode igualmente propor ações para o Nível 4- QNQ- Técnico de Segurança no Trabalho.

O Ministério da Justiça, através da DGPJ-Direção Geral de Política de Justiça, reconheceu a ENSIBRIGA como entidade formadora certificada para ministrar Cursos de Mediação de Conflitos, integrados no ordenamento jurídico português (Portaria Nº 345/2013 de 27 de Novembro).

O Curso de Mediação de Conflitos, com especializações em Mediação Familiar e Mediação Laboral, destina-se a formar Mediadores para efeitos de candidatura à prestação de serviços de Mediação Pública no Ordenamento Jurídico Português e exercício da Mediação Privada. O curso tem certificação DGERT-CNAEF: Área 380 Direito e é de Nível 6.

A ENSIBRIGA pode, igualmente, prestar serviços no setor da mediação, através de um Gabinete de Mediação Privada, prestando aos seus utentes aconselhamento e orientação jurídica, psicológica, familiar, social, e outras. A sociedade civil necessita ter ao seu dispor um conjunto de mecanismos próximos relacionados com a Resolução Alternativa de Litígios e que a modernização da justiça em Portugal promove através da Mediação, recurso jurídico facilitador da necessária celeridade da justiça, tornando-a mais acessível e democrática aos cidadãos e organizações.

Está homologada pelo IEFP para desenvolver ações na área da Formação Pedagógica Inicial de Formadores, para atribuição do Certificado de Competências Pedagógicas-CCP Formador, tendo desenvolvido com êxito várias edições destes cursos de formação. Pode, por esta razão, ministrar cursos de formação contínua de especialização para formadores- CCPE.

 Integra a Bolsa Nacional de Entidades Formadores Externas do IEFP, para ministrar Cursos de Aprendizagem, com dupla certificação e equivalência ao 12º ano.

Tem desenvolvido programas de formação específicos, financiados pelo Fundo Social Europeu e Estado Português, tendo formado já centenas de profissionais.

É sócio efetiva da ANEF- Associação Nacional de Entidade Formadoras, estando autorizada para ministrar cursos de Gestor de Formação, certificados por esta entidade. Até à data já ministrou uma edição deste curso, pioneiro na região de Bragança. Os formandos aprovados constam da lista oficial nacional de gestores de formação, publicada pela ANEF.

É sócia efetiva do NERBA- Núcleo Empresarial da Região de Bragança.

Presta serviços de consultoria na região em Avaliação Externa Independente, bem como serviços de formação contínua interna para organizações, no cumprimento do disposto no Código do Trabalho.

Integra a Rede Social de Bragança, como parceira do CLAS- Centro Local de Acção Social do Concelho de Bragança. Faz parte da rede de oferta formativa (qualificação e certificação) do concelho.

A ENSIBRIGA tem como o objetivo apostar em novos modelos de formação, com destaque para o lançamento de novos cursos e temáticas de Formação Profissional de Especialização, dentro das áreas de certificação para a qual está habilitada, pós-graduação em áreas pertinentes e homologados por entidades nacionais de referência, com a promoção de iniciativas no sentido de reforçar a sua intervenção local para além do âmbito da formação financiada.

Tendo por base estas orientações, desenvolve de forma sistemática e continuada um vasto leque de ações de formação direcionadas para os mais variados públicos e áreas profissionais, ministradas em variados contextos formativos, sem nunca abdicar das suas referências de rigor, empenho, honestidade e competência.

Complementarmente, a ENSIBRIGA desenvolveu e aprofundou parcerias com inúmeras entidades nacionais, regionais e locais, cobrindo vários sectores de atividades e diferentes tipos de instituições (públicas e privadas), no sentido de promover a formação de desempregados, contribuir para a sua inserção profissional através de duplas certificações (escolares e profissionais), e para a aprendizagem/formação práticas em contexto real de trabalho.