Oferta Formativa
para Jovens
OBTÉM O 12º ANO

TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE

SABE MAIS AQUI

Oferta Formativa
para Jovens
OBTÉM O 9º ANO

AGENTE EM GERIATRIA

SABE MAIS AQUI

CURSOS FINANCIADOS

Os nossos cursos são financiados com os apoios legalmente instituidos e de acordo com as regras em vigor.

NOVAS INSTALAÇÕES

Mudamos para umas instalações criadas de raíz à tua medida, porque o teu conforto é essencial para nós.

ENSINO CERTIFICADO

Dispomos de todas as autorizações necessárias para um ensino certificado e de qualidade.

O CENTRO ÉS TU

Aqui podes contar com apoio de todos os professores e funcionários para que te possas sentir em casa.

Oferta Formativa Jovens

Não percas esta oportunidade!

Image

Inscrições

Abertas

- Curso Profissional

Técnico/a Auxiliar Saúde
Nível 4 (12º Ano)

- Curso CEF

Agente em Geriatria
Nível 2 (9º ano)

ESCOLA PROFISSIONAL ENSIBRIGA EM BRAGANÇA TEM 8 ALUNOS BOLSEIROS
NO II PROGRAMA ROMA EDUCA

O ALTO COMISSARIADO PARA AS MIGRAÇÕES, organismo responsável pela implementação e monitorização da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC) a nível nacional, lançou no ano letivo 2020/2021, com a colaboração do NACI-Núcleo de Apoio às Comunidades Ciganas, uma candidatura para atribuição de bolsas de estudo, dirigidas a estudantes de etnia cigana.
A ENSIBRIGA, com sede em Bragança, foi uma das escolas candidatas e viu aprovadas 8 bolsas para jovens desta etnia que integram as turmas dos 1º 2º e 3º anos do curso profissional “Técnico/a Auxiliar de Saúde” e que pretendem concluir o ensino secundário. Deste grupo, 5 elementos são do sexo feminino.
As 50 bolsas atribuídas a este nível de ensino representa um importante contributo para o desenvolvimento pessoal, capacitação de novas competências e integração da população jovem cigana, com o qual a ENSIBRIGA tem trabalhado, norteada pelo princípio da inclusão escolar e social de grupos mais vulneráveis, promovendo a sua qualificação e uma maior igualdade de oportunidades.
O serviço diocesano das Migrações e Minorias Étnicas de Bragança, tem desenvolvido também um trabalho neste sentido, fortalecendo-se um conjunto de sinergias junto de vários agentes locais que podem integrar a promoção dos valores da cidadania.
Está de parabéns o Programa ROMA EDUCA pela intervenção pertinente com mecanismos de incentivo e apoio ao sucesso educativo dos jovens ciganos sendo que a maioria deles conseguem agora completar o 12º ano contrariamente, aos seus pais e avós que abandonaram a escola precocemente e muitos deles nem chegaram a alfabetizar-se.
O contributo da educação e da escola em zonas de interior está a produzir mudanças na população cigana e na população em geral, no sentido de contrariar preconceitos sociais e atenuar muitas das barreiras a que este tipo de cidadãos ainda está exposta.
A Equipa da ENSIBRIGA vai continuar o seu trabalho com estes jovens ciganos, promovendo a valorização do conhecimento e das competências necessárias a uma cidadania mais inclusiva.

A Nossa Missão

Temos como missão preparar os nossos alunos com os melhores para a construção de um futuro profissional e capazes de responder às atuais e futuras exigências do mercado de trabalho.

Image
Image